A administração de estabelecimentos na área da saúde passa por modificações constantes. Elas são reflexo da sociedade, que vem envelhecendo, e da competitividade do mercado, que exige atualizações. É por isso que o seu negócio não pode ficar de fora das tendências de gestão hospitalar.

Com elas, a sua clínica ou hospital tem processos mais eficientes, que tornam o atendimento aos pacientes melhor. Ao mesmo tempo, os procedimentos adotados e a comunicação entre os colaboradores são mais rápidos e mantêm-se de acordo com as novidades tecnológicas para esse setor.

Tendências de gestão hospitalar

Os avanços tecnológicos na área da saúde são muitos e trazem mais inovação ao dia a dia de clínicas e hospitais. Eles melhoram a comunicação entre os colaboradores e com os pacientes e trazem diversos outros benefícios, como melhoria nos diagnósticos.

 

Uso de dados para prever doenças com base no histórico do paciente

O big data é uma ferramenta que permite coletar, tratar e analisar dados com maior precisão e de modo mais ágil. No setor de saúde, essa solução pode ser adotada em todos os processos, desde a prevenção e o diagnóstico de doenças até a investigação farmacêutica e clínica.

É importante destacar que a simples elaboração de um banco de dados é insuficiente. O diferencial do Big Data é permitir a coleta e análise, transformando em informações que subsidiam a tomada de decisão.

Os dados podem ser provenientes de aplicativos que monitoram as atividades dos pacientes, registros médicos eletrônicos, armazenamento eletrônico de informações e resultados de exames, prontuários eletrônicos e alertas em tempo real.

Eles possibilitam prever doenças com base no histórico familiar do paciente e aprimoram a medicina de precisão, que abrange pesquisas genômicas, translacionais e o segmento personalizado da saúde para trabalhar de modo preventivo.

Realização de consultas remotas

Os atendimentos médicos remotos, ou seja, realizados a distância, já são uma realidade por meio dos sistemas de monitoramento e tecnologias wearables (vestíveis). A ideia é que o paciente seja verificado pelo profissional da sua própria casa, contando o que sente e enviando dados vitais.

A partir disso, o médico pode passar diagnósticos simples e iniciar os medicamentos. Outra possibilidade é adotar a telemedicina para uma segunda opinião ou a fim de obter orientações a respeito de algum procedimento.

Algo mais inovador é a possibilidade de fazer cirurgias remotamente por meio de um sistema robótico e com o suporte de uma equipe local. Assim, o especialista está longe da sala de cirurgia, mas controla os braços do robô.

O cuidado que se deve ter é que as consultas remotas ainda requerem regulamentação por parte do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Atendimento diferenciado pela automatização

O atendimento é o primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com os pacientes. Automatizar os procedimentos é uma forma de deixar os atendentes prestarem um serviço mais adequado e eficiente. A automatização também assegura a economia de recursos.

O ideal é apostar em soluções de telefonia para marcação, confirmação e verificação de horários disponíveis. Essa medida agiliza a comunicação entre unidades ou setores e permite gerenciar o valor gasto por cada um dos ramais.

Em clínicas, significa a melhoria da marcação de consultas, oferecendo mais liberdade e flexibilidade para os pacientes e mais produtividade para os colaboradores.

Adoção de processos digitalizados em todos os setores

Os prontuários eletrônicos foram apenas o primeiro passo para a informatização dos processos no setor de saúde. Na atualidade, eles são totalmente digitalizados, o que faz com que o papel fique em segundo plano.

Isso pode ser feito de modo muito simples. Disponibilizar um tablet para cada um dos profissionais é um modo de fazer a avaliação dos pacientes mais rapidamente, porque se tem todos os dados em mãos.

O médico também consegue atualizar o prontuário com alguns toques, solicitar que seja ministrado determinado medicamente, inserir um procedimento no faturamento, analisar o histórico e o resultado de exames, entre outras ações.

Isso também representa a desburocratização das rotinas, aumento da produtividade e otimização do tempo de trabalho.

Cuidado preventivo por meio da tecnologia

A medicina preventiva vem conquistando um espaço de destaque por reduzir custos com o atendimento e analisar a saúde do paciente de modo amplo. A tecnologia ajuda nessa questão, porque auxilia no tratamento de doenças físicas e mentais.

Os dados armazenados em sistemas tecnológicos ainda consolidam o histórico do paciente e permite ao profissional trabalhar enfatizando esses fatores, para que sejam controlados e prevenidos.